Voltando à semana David Bowie, Golden Years foi escrita pelo cantor em 1975. Ela foi lançada primeiro como single em novembro do mesmo ano. Em janeiro de 76, ela estava no álbum Station to Station.
A música tinha uma pegada funk/soul mais parecida com a do álbum Young Americans. Bowie estava tocando piano e tentando criar algo nostalgico como "On Broadway" quando ele fez Golden Years. A música foi oferecida para Elvis Presley, mas ele se recusou a interpretar.
Para promover a música, Bowie se apresentou no programa Soul Train. Ele alega que se embebedou para poder cantar pois foi um dos únicos artistas brancos a se apresentar no programa.
Golden Years conseguiu alcançar sucesso nos EUA, chegando à posição #10 (US Billboard Pop Singles). No Reino Unido, a música esteve na posição #8 (UK Singles Chart).
Onde tocou: Muita gente deve lembrar dessa cena. Golden Years toca no filme Coração de Cavaleiro, com Heath Ledger. O filme é adaptação de um conto de "Os Contos da Cantuária", de Geoffrey Chaucer. No filme, William (Ledger) é um jovem escudeiro que se passa por seu mestre para poder participar de um torneio de combate de lanças. Porém, só famílias nobres podem participar da competição. Com a ajuda de um escritor, William finge ser um nobre cavaleiro.
Em "Morte na Universidade", Golden Years é interpretada por Marilyn Manson. A música toca na introdução do filme.
A música foi tema da minissérie Golden Years, de Stephen King.
No documentário Young@Heart, um coro de idosos canta Golden Years (clique para ver). Em Swingtown, a música aparece no episódio piloto da série. Eu não consegui achar o vídeo, apenas um comercial do seriado.
Além desses, a canção também está na trilha sonora de Top Gear (episódio 7, 10ª temporada), Simpsons (episódio Replaceable You), Up on the Roof (1997) e Mystery Science Theater 3000 (episódio The Last Chase).
Nenhum comentário:
Postar um comentário