quarta-feira, 16 de maio de 2012

Stroll On (The Yardbirds)

Stroll On by The Yardbirds on Grooveshark

A música de hoje é uma grande gambiarra, para não chamar logo de plágio. Stroll On é, na verdade, Train Kept A Rollin', canção de Tiny Bradshaw. A banda The Yardbirds regravou a música para o álbum Having Rave Up. E eles não foram os únicos: Led Zeppelin, Aerosmith, Jeff Beck, Metallica, entre outros, também fizeram cover de Train Kept A Rollin'.

Enfim, voltando ao assunto. Em 1965, quando o The Yardbirds regravou a música para seu segundo disco, Tiny Bradshaw, verdadeiro autor da música, foi creditado pela banda. O problema está mais adiante, logo ali em 1966, quando o cineasta Michelangelo Antonioni chamou o grupo para gravar uma cena no filme Blow-Up. The Who, The InCrowd e Velvet Underground foram cogitados para a cena antes do Yardbirds ser realmente convidado. Antonioni estava fascinado com Peter Townshed do The Who e pediu que Jeff Beck imitasse-o, quebrando sua guitarra durante a cena.

No filme, o grupo deveria tocar enquanto o protagonista entra no local da apresentação. Para evitar busca de direitos autorais, Keith Relf, vocalista, teve a brilhante ideia (NOT) de mudar não só o nome da música, como também a letra: nasceu Stroll On. Na cena a seguir você verá Jeff Beck e Jimmy Page juntos no Yardbirds, pouco tempo antes de cada um seguir caminhos diferentes (Jeff Beck com o The Jeff Beck Group e Page com o Led Zeppelin). Gente, eu  o filme Blow-Up.

Onde tocou: Blow-Up, filme de 1966. David Hemmings interpreta um fotógrafo de moda que acredita ter testemunhado um crime. Inspirado em um conto de Julio Cortázar, Blow-Up apresenta ainda Vanessa Redgrave, Jane Birkin e Veruschka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário